O planejamento de aula é uma ferramenta fundamental para a organização e alcance de um objetivo de aprendizado. Ele é o guia no momento da realização das atividades e ações, sendo imprescindível na carreira de um professor.

Quando se tem comprometimento em fazer o planejamento de aula, possuem mais chances de obter êxito no processo de aprendizagem e com ele o professor evita as aulas desestimulantes e monótonas.

Veja um modelo de roteiro passo a passo para elaborar um planejamento de aula:

  1. TEMA

Um tema principal é necessário para iniciar seu planejamento, pois ele vai nortear o conteúdo que será abordado. Se for um tema criativo os alunos ficarão curiosos e interessados.

  1. METAS E OBJETIVOS

Qual será o ensinamento que você deseja passar aos seus alunos, de acordo com o tema da sua aula? Dessa forma, pode ser mais fácil pontuar as metas e objetivos específicos de cada aula.

  1. MATERIAIS

Defina quais os materiais e recursos que serão utilizados para a aula. Verifique com antecedência se a escola poderá disponibilizá-los ou se terá que optar por diferentes alternativas.

  1. DISCUSSÃO DO TEMA

Após a finalização da aula, é fundamental que você faça uma recapitulação de tudo que aconteceu. Anote os imprevistos, os comentários das crianças, se o seu investimento foi satisfatório ou se deve propor novas alternativas de ensino.

Essa prática fará com que você evolua como profissional e melhore sua didática ao longo do tempo. E o aplicativo Professus PRO pode te auxiliar na organização e planejamento das suas aulas. Além disso, o professor pode fazer o lançamentos das notas e faltas pelo celular. Praticidade e eficiência estão à distância de um clique. Quer saber mais sobre o Professus PRO? Entre em contato pelo nosso fale conosco.