Sabemos que a leitura é a chave para o conhecimento, ela nos traz um mundo de oportunidades. E quando uma criança está nesse processo de aprender a ler, é um momento mágico pois ela passa a ter acesso ao que está escrito em todos os lugares. Mas, uma das maiores dúvidas de pais e educadores nos dias atuais é saber como incentivar a leitura desde a infância e fazer com que esse se torne um hábito saudável e prazeroso para as crianças. E todo novo hábito depende de esforço e persistência. Mas temos algumas dicas que podem te auxiliar nesse processo.

 

O Contato com os Livros

Permita que a criança crie o contato com os livros, mesmo antes da alfabetização. Com as crianças pequenas, é legal deixar alguns livros como objeto que faça parte da brincadeira. Livros com muitas imagens também é uma dica para se explorar.

 

Leitura = Hora da diversão!

Muitos adultos hoje em dia não tem o hábito de leitura por associar a uma obrigação. E para que isso seja diferente nas próximas gerações, é necessário criar uma relação diferente. Estudos comprovam que a diversão nos ajuda a aprender mais. Sendo assim, aquilo que é ensinado ou lido durante um momento divertido, a criança tem mais facilidade de entender. Por exemplo, fazer a leitura com encenação, fantoches e efeitos sonoros podem tornar o momento da leitura mais agradável.

A tecnologia a favor dos livros

A internet traz muitas ideias para incrementar o momento da leitura com atividades lúdicas sobre os títulos. Pesquise canais de literatura no youtube ou demais sites, essa nova linguagem pode gerar interesse na leitura.

Respeite os interesses dos pequenos

Cada criança tem a sua personalidade, então é importante conhecer os gostos dela para sugerir os livros. A revista em quadrinhos é uma boa forma de inserir a criança no hábito de leitura. Dê opções e temas diferentes para que a criança descubra com qual deles mais se identifica. Lembre-se de dar preferência para aquelas que têm conteúdo apropriado para a idade.

Converse com as crianças

Incentive os pequenos a falarem sobre a leitura, conversas sobre fatos históricos e tradições podem despertar o interesse pela leitura desde cedo. Curiosidades e detalhes importantes da história, são maneiras criativas de desenvolver esse hábito. É legal também, promover atividades diferentes para as crianças que envolvam a leitura. Durante uma atividade de culinária na escola, por exemplo, a criança pode ajudar a ler a receita.

Promova passeios Literários

Invista em programas que envolvam cultura e arte para as crianças, você pode levá-la em espaços culturais, feira de livros, bibliotecas, livrarias, etc. Eventos literários sempre trazem contação de histórias e teatro, despertando a curiosidade nos pequenos. Filmes também podem ajudar, geralmente aqueles em que a história é baseada em livros e as crianças naturalmente vão querer se aprofundar no assunto e pesquisar sobre a obra inspiradora.

 

E para que a sua escola tenha um acervo ou biblioteca de fácil acesso para os alunos, o segredo é contratar um Software de Gestão escolar que seja flexível e se encaixe nas necessidades da escola. Assim, a gestão é otimizada, os processos ficam mais eficientes e o funcionamento da escola é mais simples. Para saber mais do nosso produto, entre em contato conosco!