Como adequar a sua escola a obrigatoriedade de boletos registrados?

A partir do ano de 2017, passou a valer as novas regras para emissão de boleto, segundo o comunicado da FEBRABAN (015/2015). O boleto sem registro era muito usado por ser uma operação com menor custo, rápido, seguro e em alguns casos nem era cobrado. Hoje com essa nova resolução os custos com boletos e a burocracia com a validação dos mesmos devem aumentar.

O que muda com o registo obrigatório dos boletos?

Basicamente, o nome é bem sugestivo: antes não era obrigatório um boleto ser registrado no banco, agora sim. O que muda, é que agora os bancos são detentores de todas as informações do boleto, e caso sua escola emitiu um boleto de cobrança e precisa fazer uma alteração, seja por cancelamento, mudança de data, é preciso que seja enviado um arquivo de remessa para o banco para que seja gerado um novo boleto. Se você tem muita emissão de boletos em sua escola e reemite muito, seu custo pode aumentar.

E qual a vantagem do boleto registrado?

A vantagem do boleto registrado é que ele pode ser pago em qualquer agência após a data de vencimento. Antes, era somente na agência emissora ou com uma 2º via. É importante lembrar que com este novo sistema, os boletos registrados têm que ser emitidos com o CPF ou CNPJ do pagador, obrigatoriamente.

Como estar preparado

O software de gestão escolar tem que ser seu grande aliado nessas mudanças, tanto para ajudar nos recebimentos de receita, quanto no controle da inadimplência.

A SAE+C tem soluções para ajudar a minimizar os custos das operações com boletos bancários, uma vez que permite a remissão sem a necessidade de nova remessa, dinamizando e facilitando a vida dos gestores, pais e alunos.

No caso de boletos, as ferramentas fornecidas pela empresa permite a impressão e controle de arquivos de remessa de acordo com a nova resolução. Os serviços disponíveis facilitam a vida de pais e ou alunos que precisam fazer a impressão de 2ª via de boletos através do site da escola ou receber via e-mail pelo nosso aplicativo Professus App, podendo pagar o novo boleto em qualquer agência.

Seu software de gestão escolar não está adequado a nova resolução? Fique atento para não aumentar seus gastos com emissão de boletos. E se quiser conhecer nossas soluções, entre em contato conosco gratuitamente pelo 0800 605 1818.



Deixe uma resposta