Dicas para recuperar inadimplentes

Dicas para recuperar inadimplentes

A inadimplência é um dos grandes desafios dos gestores das escolas. Quando a inadimplência é presente na sua instituição de ensino fica difícil de organizar o planejamento escolar, de pensar em novos projetos e de ter segurança de que a escola conseguirá manter a qualidade em atendimento e educação.

Mas como recuperar os inadimplentes? Como reverter esse quadro e fazer quem está em débito, quitar suas dívidas com a escola?

É uma situação delicada, que demanda muito jogo de cintura e acima de tudo, muita habilidade do setor financeiro para conseguir recuperar a inadimplência e assim trazer um alívio para a gestão escolar.

Antecipando o problema

Vamos começar com dicas de medidas preventivas – aquelas que devem ser tomadas antes mesmo do problema acontecer. Uma boa maneira para evitar a inadimplência é o amparo jurídico por meio de contratos, cobranças de forma devida, descontos e outros. Por isso é importante ter um departamento responsável pelos contratos e deixar detalhado e descrito quais serão as medidas tomadas pela instituição em caso de inadimplência. Quais os prazos, a porcentagem, o período que a escola tentará um acordo com o responsável legal do aluno e o que será feito após esse período.

Mas o problema já aconteceu e eu não tinha tudo isso detalhado no contrato, o que faço?

 

Calma, se sua escola já sofre com um número alto de inadimplentes, comece por onde você consegue. Defina uma equipe responsável pela recuperação, ela deve envolver diretores e gestores de departamentos diferentes, pois é possível que envolva mais do que só o setor financeiro da escola. Para que esses coordenadores possam se comunicar e saber em que ponto está cada negociação uma boa comunicação é essencial. Um software de gestão online pode ser seu melhor amigo se o usar com sabedoria. Imagine quantas horas de reuniões que seriam evitadas, caso seus colaboradores consigam conversar pelo sistema integrado da sua escola?

Isso melhora a comunicação, aumenta a produtividade além de otimizar tempo da sua equipe. Para saber a melhor forma de diminuir a inadimplência na sua instituição, sugerimos a leitura desse ebook “Como reduzir a inadimplência na sua instituição de ensino”.

Dicas de ouro

– tenha toda a comunicação com o inadimplente de forma documentada. Você pode precisar usar isso como prova de que aquela pessoa aceitou o acordo e se propôs a quitar a dívida.

-estabeleça um documento padrão. É importante que todas as pessoas que irão se relacionar com o inadimplente fale a mesma língua e trabalhe com o mesmo tipo de documentação, evitando assim dúvidas, mais atrasos e falhas na hora da negociação.

– dê uma certa flexibilidade para seu setor financeiro poder negociar a inadimplência. A equipe responsável pela cobrança precisa ter um limite na negociação e saber quais são as ofertas que ele pode fazer na hora que estiver em contato com o responsável legal do aluno.

 

A implantação de sistema para gestão educacional se torna uma grande ferramenta estratégica. Um software de gestão escolar pode trazer soluções inteligentes para o controle das finanças.

Aproveite para baixar nosso material gratuito que irá contribuir com sua instituição e sua instituição.

Deixe um comentário