Dicas para conter uma turma muito agitada

Dicas para conter uma turma muito agitada

Crianças são naturalmente cheias de energia e costumam se dispersar facilmente com qualquer movimentação na sala de aula. Por sua vez, os alunos maiores são mais distraídos por conversas paralelas e pelo uso do celular.

Não existe uma fórmula mágica para acabar com a indisciplina em sala de aula porque cada aluno tem um comportamento diferente, mas essas dicas podem diminuir bastante a indisciplina.

  • Tenha regras claras e objetivas

Crianças e adolescentes precisam de limites. Deixe as regras de forma clara, simples e objetiva. Se quiser pode fazer um jogo com os alunos onde quem obedece as regras ganha pontos e no final de um prazo determinado esses pontos podem ser convertidos em algum premio.

  • Crie dinâmicas para trabalhar a indisciplina em sala

Preparar uma música, uma roda de conversa para debater determinado assunto, uns minutos para um aluno falar de um tema de seu interesse. Deixe a criatividade fluir e prepare atividades diferentes, isso pode atrair o aluno para se tornar mais participativo em sala.

  • Pare por alguns minutos

Às vezes o professor está em sala quebrando cabeça, tentando lutar contra toda aquela bagunça, seu nível de estresse sobe e é possível que isso agite ainda mais a turma então é importante parar um pouquinho.

  • Mantenha a calma e procure falar com a voz mais baixa do que o normal

Se o professor tem a atenção de uns 5 alunos que estão sentados na frente, o melhor a se fazer é ele continuar focado nesses alunos. Comece falando mais baixo, só para aqueles 5 alunos, isso pode chamar atenção dos que estão agitados e despertar a curiosidade neles, para saber o que o professor está contando só para aquele grupo ali na frente.

  • Planeja a aula já contando alguns minutos a menos

Se a aula tem 50 minutos, faça o planejamento de aula contando menos, que é o tempo que será “perdido” para acalmar a turma, sem se atrasar com o cronograma.

 

Com essas dicas é provável que os estudantes aumentem o foco e a atenção na aula e se sintam mais motivados com o aprendizado. Evitando uma sala de aula dispersa e agitada.

Deixe um comentário