Sua escola é inclusiva?

Sua escola é inclusiva?

Há alguns anos as escolas eram separadas em ensino regular, enquanto os alunos com algum tipo de deficiência precisavam estudar em escolas diferentes, com um ensino diferenciado para esses alunos. Hoje, as escolas cada vez mais tem se adaptado ao modelo que permite que todos estudem juntos, permitindo a convivência e a integração social das crianças que tenham alguma deficiência.

As escolas estão se adaptando a cada dia e se tornando cada vez mais um local de pluralidade, onde as diferenças sejam completamente respeitadas. A sua escola é inclusiva? Ela está se adaptando ao meio ou está ficando para trás?!

Educação especial – público alvo

Afinal de contas, quem são os alunos que se incluem na educação especial? Para não ter mais dúvidas: De acordo com a PNE (Política Nacional de Educação), considera que precisam da educação especial alunos que apresentam algum tipo de deficiência, seja ela intelectual, física, auditiva, visual e múltipla, além de educandos que tenham transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades.

Projeto Político Pedagógico

Toda escola que busca a inclusão, precisa ter em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) informações que orientação quais serão as atividades escolares a serem seguidas e as intenções da equipe educadora quanto à inclusão dos alunos.

Sua escola é inclusiva?

Capacitação dos professores

Um dos maiores desafios para as escolas está no treinamento e preparo pedagógico dos professores e colaboradores. É indicado que além do professor, as salas de aula tenham também o acompanhamento de mais algum profissional, seja ele um segundo professor ou estagiário, para dar apoio, suporte e informações para a equipe pedagógica.

E dessa forma que os colaboradores estejam sempre se adaptando, atualizando sobre novos meios de deixar a aula mais inclusiva. É importante que todos os professores e funcionários que tem contato direto com esses alunos, tenham treinamento e estejam aptos para a inclusão.

Como a sua equipe pedagógica tem trabalhado para a sua escola ser inclusiva? Além das adaptações físicas, como você tem se preparado com ações educativas dentro de sala de aula?

Comente como tem sido na sua instituição, queremos saber!

Deixe um comentário