Por que devo usar um aplicativo de comunicação escolar?

Por que devo usar um aplicativo de comunicação escolar?

A necessidade de comunicação está presente em todas as esferas da sociedade, incluindo instituições, empresas e relações. Quando falamos da comunicação escolar essa necessidade se torna ainda mais forte, pois as relações de contato envolvem profissionais e família, na formação educacional dos alunos e futuros cidadãos.

Toda instituição de ensino deve propor um método de contato frequente com os responsáveis pelos alunos, seja para o acompanhamento de desempenho, emissão de comunicados, agendamento de reuniões, divulgação de ações, eventos e outras atividades.

Comunicar a família das questões escolares que afetam o cotidiano do aluno, cria uma relação de confiança, constrói relacionamento e possibilita um diálogo mais flexível entre as partes. Por isso, é necessário um bom planejamento e mapeamento dos processos comunicação.

O método tradicional

A coordenação desenvolve o bilhete, imprime, recorta e encaminha para os professores. Os professores recebem, entregam para os alunos [tendo a possibilidade de algum aluno ter faltado, portando receberá o comunicado em outro dia] e orientam sobre a data de devolutiva.

Os alunos recebem o bilhete, guardam no meio do caderno ou agenda [e essa parte é um mistério, pois muito somem, se perdem, amassam, rasgam], chegam em casa, entregam para os pais. Os pais leem [nessa etapa, muitos pais podem ter dúvidas sobre o conteúdo do bilhete], assinam e devolvem para o aluno.

O aluno guarda o bilhete na mochila [novamente o mistério], chega na aula, devolve o bilhete para a professora. A professora recolhe o bilhete [somente dos alunos presentes] e entrega pra coordenação. A coordenação recebe o bilhete  e cataloga os resultados/respostas.

Exaustivo, né? Agora imagina essa ação multiplicada pela escola inteira?  Como há muitos processos e muitos agentes atuando nessa tarefa, as chances de falha no processo de comunicação são enormes.

Se o público está diariamente rodeado de aparelhos tecnológicos, por que não pular a burocracia e resolver tudo em poucos cliques?

Uso das tecnologias

Não é novidade que as tecnologias modificaram as formas de ensino e aprendizagem, portanto nada mais justo do que se beneficiar dessa onda de inovação e apostar em uma comunicação moderna e eficiente.

O uso de aplicativos de mensagens instantâneas tem facilitado a vida dos gestores que estão começando a implementar uma politica de comunicação mais prática com os pais. Porém, é preciso analisar com cuidado na escolha do canal de comunicação para que ele não se torne um problema pela falta de gerenciamento de mensagens e tempo. Conheça as vantagens de se utilizar um aplicativo próprio para gestão da comunicação escolar:

Aplicativo de comunicação escolar com a SAE+C

Hoje existem aplicativos para smartphone voltados especialmente para que as instituição de ensino consigam otimizar os processos de comunicação e atender os pais da melhor forma.

O Professus+ é um aplicativo completo, desenvolvido pela SAE+C, que abre uma linha direta entre pais, alunos, professores e gestão. Por meio do envio lembretes de atividades importantes e recados para os pais/responsáveis e alunos individualmente, para turmas inteiras ou para toda a escola, o Professus+ entrega mais eficiência e menos burocracia na palma de sua mão.

Para conhecer mais sobre nosso sistema, fale conosco.

Deixe um comentário