Tecnologia inovadora do Ensino à Distância

Tecnologia inovadora do Ensino à Distância

Com a tecnologia cada vez mais presente no cotidiano e com facilidade de acesso à internet, o uso de ferramentas tecnológicas aliadas à educação já era uma tendência esperada. A educação à distância, ou como é popularmente conhecida, a modalidade EAD, tem ganhado espaço na vida do estudante brasileiro que busca profissionalização com baixo custo, flexibilidade, e com maior aproveitamento dos recursos e funcionalidades.

De acordo com o último Censo do Ensino Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), cerca de 8,2 milhões de estudantes então matriculados em cursos superiores em todo o país.  Destes, 1,5 milhão correspondem a matrículas EAD, ou seja, 1 em cada 5 alunos estuda na modalidade à distância.

Entre os anos de 2016 e 2017, o número de matriculas no Ensino Presencial teve queda de 0,3%, enquanto que no Ensino a Distância cresceu 18%, registrando a maior alta desde 2008. Esse crescimento é decorrente de fatores que afetam a vida do estudante brasileiro e influenciam na escolha da modalidade EAD, como a falta de tempo, baixo orçamento, problemas de saúde, entre outros, que acabam sendo obstáculos para frequentar a modalidade presencial.

Tecnologia na educação

O acesso diário à tecnologia, por meio de smartphones, tablets, notebooks e muitos outros, mudou a forma como os alunos consomem e absorvem conteúdo.  As Instituições de Ensino (IES) em todo o país têm um desafio em comum, acompanhar as tendências tecnológicas para atender da melhor maneira as demandas desses novos alunos.

A plataforma EAD, auxilia as IES com a adaptação a essa nova realidade, uma vez que utiliza de recursos tecnológicos para propor soluções mais dinâmicas e interativas que podem ajudar a aumentar o engajamento, melhorar o consumo de informações e contribuir para um melhor processo de aprendizagem.  O ensino a distância desponta como uma das principais soluções  para suprir os grandes desafios da educação do país.

Sistema Integrado EAD

A presença de tecnologias aliadas à educação é uma tendência que tem muito a somar tanto à instituição, quanto ao aluno em seu processo de aprendizagem. Implementar a plataforma EAD agrega valor à instituição, contribui para redução de custos (em relação à modalidade presencial), possibilita o aumento do número de alunos sem necessariamente realizar investimentos em infraestrutura e espaço físico, gera aproveitamento integral e agilidade dos processos, além de aperfeiçoar a gestão pedagógica e garantir um monitoramento completo das funcionalidades através de relatórios da plataforma.

Sua empresa, escola ou universidade quer aplicar um programa EAD de sucesso? Entre em contato com a SAE+C clicando aqui e converse com algum de nossos consultores.

Deixe um comentário