Como automatizar cobranças em escolas

Como automatizar cobranças em escolas

Uma das melhores vantagens da tecnologia com certeza se trata da otimização dos processos no sentido de evitar falhas e garantir qualidade. Nas instituições de ensino, por exemplo, podemos usá-la como nossa aliada na automatização de cobranças e com isso garantimos um melhor equilíbrio financeiro nas escolas, além de reduzir os possíveis erros manuais e aperfeiçoar os prazos.

Primeiramente, vamos elencar como a gestão escolar feita de maneira rudimentar, sem o uso da tecnologia, pode gerar inadimplência com as mensalidades:

– Falta de um controle sistemático com o valor das mensalidades e forma de pagamento de cada aluno;

– Dificuldade em armazenar e consultar os contatos telefônicos e endereços dos responsáveis financeiros para executar cobranças;

– Administração de receitas pouco eficaz, como falta de registros de gastos com a manutenção da escola, como consertos e compra de materiais;

– Ausência de tempo para executar as cobranças pode fazer com que as mensalidades atrasadas não sejam negociadas e o planejamento orçamentário é prejudicado;

– A relação próxima que os funcionários possuem com os alunos ou seus responsáveis gera desconforto na hora da cobrança e com isso cria-se uma barreira em solucionar o problema financeiro.

O QUE É AUTOMATIZAR AS COBRANÇAS?

Parece uma tarefa bem difícil evitar a inadimplência escolar quando as estratégias são manuais, não é mesmo? No intuito de facilitar e tornar as cobranças nas instituições de ensino mais efetivas, as ferramentas de automatização são uma ótima solução!

Dentro de um sistema de gestão escolar essa ferramenta é indispensável e ela se encarrega de relacionar os alunos com seus planos de mensalidade, bem como emitir cobranças automáticas de forma direta e com o auxílio de lembretes e avisos, ou seja, o planejamento financeiro é acompanhado de forma mais assertiva pelos gestores.

Na prática essa ferramenta pode funcionar da seguinte forma:

– A escola insere dados dos alunos e define o valor de sua mensalidade;

– O sistema lança cobranças de acordo com o plano mensal de cada aluno e pode até gerar boletos;

– Os pagamentos não efetuados ficam em evidência no sistema e os responsáveis financeiros recebem as cobranças via aplicativo Professus + e a escola pode encaminhar na mensagem o boleto anexo, ou até mesmo mensagens de  texto contendo o código de barra para pagamento.

– No decorrer do dia é possível emitir relatórios para solucionar pendências e efetuar as cobranças, de forma rápida e eficiente.

Ao adotar essas medidas para automatizar as cobranças é possível desenvolver uma gestão escolar mais competente em que reduzirá custos e índices da tão indesejada inadimplência.

Deixe um comentário