Como aproveitar o uso do celular nas escolas

Como aproveitar o uso do celular nas escolas

Hoje o acesso à tecnologia acontece desde muito cedo e isso interfere significativamente na forma como a nova geração se relaciona com os aparelhos eletrônicos, principalmente com os smartphones e tablets que estão presentes antes mesmo dos primeiros passos das crianças.

Embora o uso de aparelhos eletrônicos seja proibido em muitas salas de aulas fica quase impossível competir sua atenção com os cadernos, lápis e outros materiais escolares que não se tornam muito atrativos aos olhos dos novos alunos.

Nesse contexto, o uso do celular de forma pedagógica pode ser um aliado importante na hora da aprendizagem, deixando o modelo tradicional de ensino mais evoluído, conforme o desenvolvimento da indústria tecnológica. Esse reconhecimento já foi feito por parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que evidenciou a importância da escola estar imersa no meio digital e explorar isso a favor da formação e desenvolvimento dos alunos.

Estar conectado na sala de aula não quer dizer que o aluno perderá o foco e atenção das atividades que estão sendo propostas, então por que não utilizar câmera, mapas, gravador de voz e o acesso à internet como um aliado dos educadores?

Quais são as estratégias?

Quando a atividade com o celular é acompanhada e instruída, uma aula de história se tornará bem mais interessante através da pesquisa em tempo real. Os alunos podem aproveitar de alguns minutos para buscar novos detalhes sobre uma guerra e apresentar aos colegas para iniciar um debate, por exemplo.

Nesse sentido também é possível introduzir noções de normas para pesquisa, como referências, citações e estrutura de textos.

No âmbito das redes sociais é plausível utilizá-las para criação de grupos entre alunos e professores, no sentido de levar as discussões para fora da escola e despertar o interesse sobre vários assuntos práticos que surgem na rotina de cada um e estão associados aos temas em que a turma está debatendo.

Outra forma de desenvolver a aprendizagem por meio digital é através da produção de conteúdo. A apresentação de um trabalho poderá ser elaborada por vídeo e áudio, em que um grupo de alunos deverá se organizar para levantar ideias e administrar o tempo dentro de uma mostra digital aos demais alunos.

Os aplicativos também são ótimas ferramentas para auxiliar os processos educativos. É possível buscar por agendas virtuais que os alunos utilizem para não esquecer o prazo de tarefas e entregas de trabalhos, bem como anotar sobre conteúdos que precisam ser revisados para as provas.

Regras para o uso

Apesar dos inúmeros benefícios que a introdução dos aparelhos eletrônicos pode trazer as escolas é preciso ter cuidado na hora de estabelecer regras para que não tenha um efeito contrário ao esperado, como a falta de atenção ao conteúdo e dispersão com outros mecanismos.

É essencial que a equipe de professores e coordenação estabeleça regras bem claras para determinar o uso dos celulares em tempo específico e de forma que realmente dê suporte ao plano pedagógico de cada turma, visto que a intenção é facilitar a rotina dos educadores e alunos.

Deixe um comentário