Melhores práticas de avaliação de desempenho de alunos

Melhores práticas de avaliação de desempenho de alunos

A possibilidade de desenvolver a aceitação de regras, responsabilidades e processos de socialização com pessoas da mesma idade surgem a partir do período escolar, sendo uma das etapas mais importantes da nossa formação enquanto indivíduos. Outra busca que é iniciada nessa fase é a do conhecimento e um quadro de profissionais qualificados auxilia desde a alfabetização até outras funções pedagógicas mais complexas.

Para identificar os aspectos da aprendizagem ao longo dos anos são aplicadas provas e trabalhos, mas é essencial que também ocorram avaliações de modo mais amplo, considerando as questões emocionais, familiares e sociais que influenciam em nosso desenvolvimento pessoal, ou seja, para isso é necessário realizar uma avaliação de desempenho com os alunos de maneira mais inovadora.

O papel do professor na avaliação de desempenho

Os professores estão presentes na rotina dos alunos e além de exercer o papel de educador eles também acabam identificando os alunos que tem mais dificuldades em se adequar as regras da sala de aula, bem como as matérias preferidas de cada um.

A partir disso, cada professor pode contribuir à avaliação de desempenho de modo a observar e registrar diariamente, por um período estabelecido, as ocorrências de aprendizado e comportamentos dos educandos. Sendo assim, é possível identificar o progresso das turmas e dos indivíduos e elaborar intervenções pedagógicas para melhoras na aprendizagem.

Alunos que apresentam comportamento inadequado dentro da sala de aula por serem considerados mais agitados, por exemplo, podem ganhar espaço especial dentro da turma para potencializar suas especificidades e não interferirem de modo negativo ao restante dos alunos.

Diferentes perspectivas para avaliar

Para que a avaliação de desempenho tenha amplos resultados também é importante dar voz aos alunos para que o seu lado seja exposto. Através de uma simples conversa com professores e outros funcionários da escola é possível identificar que o aluno esteja passando por algumas dificuldades de relacionamento com outros alunos, por exemplo, que acaba trazendo prejuízos ao seu desenvolvimento em sala de aula.

Em casos de crianças e adolescentes os pais são ferramentas importantes para a avaliação de desempenho, visto que eles podem apresentar seus filhos a partir de outros cenários e contribuir para que algumas modificações sejam feitas em âmbito familiar para benefício escolar, como por exemplo maior organização no horário de fazer os exercícios em casa e apoio.

Emissão de relatórios

Ao final das anotações sobre um determinado aluno ou grupo é importante que os professores reúnam suas observações e unifiquem em um só documento, como um relatório final de avaliação. Nesse arquivo é recomendado que se destaque os avanços de comportamento e progressos no aprendizado, bem como as necessidades que precisam de maior atenção dos pais e da equipe escolar.

O relatório pode ser entregue aos pais durante as reuniões mensais ou a equipe educacional para que juntos pensem em estratégias eficientes.

 

Conhece alguma maneira para avaliar desempenho dentro das escolas? Compartilhe conosco!

Deixe um comentário